
Como estimular a fala da criança
As mamães e papais sempre ficam ansiosos na espera pela primeira palavra do bebê. Geralmente, as crianças começam a balbuciar com 1 ano e os sons são mais sílabas do que palavras.
Para a criança continuar desenvolver suas habilidades de fala é necessário estimulá-la, e o modo mais comum é conversar com os bebês. De acordo com pesquisa realizada na Universidade de Chicago (EUA) “As ações não-verbais podem ser tão importantes quanto o bate-papo para melhorar esse aprendizado”.
Para ajudar neste processo e adaptar ao cotidiano veja algumas dicas básicas.
1 – Narre suas ações para o bebê
Na prática, é preciso conversar com o bebê sobre aquilo que o rodeia, ou seja, quando for trocar a fralda nomeia suas ações, como vamos limpar o bumbum, vamos por uma fralda limpa, ou então durante o passeio no parque apresente as árvores, a grama, os passarinhos entre outros elementos..
2 – Dedique-se ao bebê
Procure dedicar integralmente para a criança ter um ambiente emocional saudável, além de demonstrar seus sentimentos e suas vontades.
3 – Cante mesmo desafinado
Além de conversar, cantar para criança é essencial, pois a sonorização, a rima e o ato de cantar podem fazer com que a fala seja um ato de brincadeira. Através deste processo é possível contribuir para o desenvolvimento da linguagem, do vocabulário e facilita o período de alfabetização.
4 – Leia histórias e poesias
As histórias e poesias aumentam o vocabulário, enquanto os poemas, como as músicas, têm ritmo e sonoridade bem acentuados.
5 – Criança aprende brincando
O aprendizado pode ser divertido e muito prazeroso, e isto faz com que a criança aprenda mais rápido. Neste processo, encontre algo que ele gosta, como um livro e ao invés de forçar a leitura, ajude-a a explorá-lo.
Fonte: Revista Crescer