Como lidar com ataques de fúria infantil?

Comportamentos agressivos nas crianças são comuns durante ataques de fúria infantil, mas nem sempre os pais sabem identificar o motivo da crise ou agir para amenizar a situação. Geralmente, os ataques de fúria não devem ser associados necessariamente a uma birra ou ao entendimento de regras da criança. Eles podem acontecer devido a emoções intensas que a criança está começando a descobrir, como o medo, o pavor, e o ciúmes excessivo. 

De acordo com psicólogos, a primeira dica nesses momentos é não tentar discutir ou conversar, porque a criança está impermeável a qualquer palavra. O ideal é dar um tempo para o pequeno se acalmar e para sentir o que não está conseguindo expressar. Se a criança estiver junto com outras crianças no momento, opte por afastá-la, sem isolar. É importante que os pais fiquem com o pequeno em algum ambiente, até acalmar os ânimos.

No fim, é interessante que a criança perceba que seu cuidador pôde suportar a crise e ficou por perto nesse momento. E depois que os ânimos se acalmarem, é o momento do diálogo. Deixar claro que o pequeno foi responsável pela situação, mas que pode fazer diferente nas próximas vezes. A criança vai poder escutar, falar e até se sentir culpada pelo que aconteceu, tendo em vista que a culpa e a vergonha são sentimentos saudáveis no desenvolvimento. 

Fonte: bebe.abril

V